top of page
  • abrigo6

PROJETO GRANDES PINTORAS

O projeto Grandes Pintoras: Arte e Transformação com o recorte na pintura, foi desenvolvido entre os meses de maio até agosto de 2019 e teve como objetivo sensibilizar as moradoras do Abrigo Rainha Silvia, através da pintura e usar a arte como ferramenta de empoderamento, resgate da auto-estima e transformação. As mulheres optaram por participar ou não, porém, grande parte delas abraçou a proposta para que o projeto acontecesse.

Para fomentar e inspirar o público alvo, realizou uma vista ao Museu de Arte do Rio para terem contato com obras expostas no museu e através das conversas sobre arte e empoderamento, mostrar a história e a trajetória de diversas mulheres que fizeram diferença e desconstruíram preconceitos. Durante o desenvolvimento as próprias mulheres, inspiravam e incentivavam umas as outras, através de suas histórias de vida. Elas aprenderam algumas técnicas de pintura e misturas de cores com a orientação profissional da Tuanny, pintora e enfermeira da Instituição, que se voluntariou para a realização dessa etapa. No dia 12 de agosto, foi realizada a exposição das obras no Salão da Associação Abrigo Rainha Silvia, onde as participantes puderam apresentar as obras.

Percebemos que o objetivo foi alcançado com a declaração da Luciane que afirma: “A experiência do projeto com pintura faz com que esquecemos nossos problemas e o mundo. A visita ao museu foi muito legal, o que mais me chamou atenção foram imagens com muitos olhos mulheres sem boca, e interpretei como nós mulheres nos calamos demais diante de situações, mas podemos sim ter a voz ativa na sociedade. Foi legal, me senti útil, pois, as pessoas desacreditam na gente, nunca pensei em pintar e foi uma experiência única e muito legal.”




49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page