top of page
Saúde da Mulher

Um ramo muito importante no nosso trabalho é o acompanhamento da saúde das mulheres e crianças moradores do Abrigo ou alunos de creche.

Uma enfermeira e duas técnicas de enfermagem com a colaboração de uma assistente social e uma psicóloga garantem que mulheres gestantes, e crianças recém nascidas, recebem os primeiros atendimentos à saúde com qualidade e humanizado. Todas as crianças no Abrigo são examinadas com frequência. Também na área da saúde são oferecidos palestras, cursos e seminários para um melhor conhecimento do corpo próprio, da responsabilidade sexual, além de conversas particulares e em grupo sobre o assunto.

 

“Passei pelo Abrigo como moradora, grávida e com duas filha pequenas, e hoje sou técnica em enfermagem formada pela instituição! Tive a oportunidade de mudar minha história e hoje sou funcionária, desde 2003. Nós cuidamos e pensamos na saúde da mulher gestante e de seus filhos. Realizamos palestras de orientação para as gestantes e mães, pensando quanto aos riscos e cuidados que devemos ter com os bebês desde a barriga. Também realizamos palestras voltadas para esclarecimento e informação sobre doenças, principalmente as sexualmente transmissíveis. Orientamos as mães de primeira viagem, ensinamos a amamentar e as coisas básicas que muitas ainda não tem conhecimento quando chegam à Instituição.Me satisfaz ver uma criança nascer, é o resgatar de uma nova vida.”

 

Claudineia Figueiredo  técnica de enfermagem

Desde 1989, Abrigo recebeu mulheres grávidas e mães solteiras das margens mais perdidas da sociedade. Nos últimos anos, um grupo crescente de mulheres também buscou proteção em Abrigo para escapar da violência em relacionamentos íntimos ou ameaças de grupos criminosos. Oferecemos apoio àquelas mulheres que querem ajuda para começar uma nova vida, encorajando-as ativamente a fazer relatórios policiais e apoio através da ajuda de assistentes sociais e um advogado. Mas não é suficiente para acabar com a violência e o abuso contra as mulheres, algo também deve ser construído: Independência e auto-suficiência. A educação e a participação na sociedade são ferramentas importantes para que as mulheres, juntamente com seus filhos, encontrem seu caminho para uma vida de segurança e com confiança no futuro.

DSC_0447.JPG
DSC_0010.JPG
bottom of page